ETREVISTA - LUA



 A nossa entrevistada é...
 R: Lua Andrade / lua_do_leo
 Como o interesse pela leitura foi despertado em você?
     Há quanto tempo você se descobriu leitor(a)?
R: O interesse pela leitura veio desde a tenra idade, na época do Ensino Fundamental com cerca de 11 anos , incentivada por trabalhos escolares, por professores dedicados e competentes e pouco tempo depois comecei a colaborar na organização da biblioteca escolar e passava tardes inteiras como se diz “com o nariz nos livros”;  pelos meus pais que sempre foram leitores e por meu pai , o escritor de contos e poesias , Andrade Jorge.

     Quantos livros você leu?
R: Ao certo não saberia quantificar. Infelizmente parei de anotar e perdi as antigas marcações de leitura. Mas levando – se em consideração todo meu trajeto de leitura, cerca de 200 livros

     Qual autor que não pode faltar na sua estante?
R: Augusto Cury

     Qual o melhor livro que você já leu?
R: O melhor livro?! Está de brincadeira? (risos) pergunta difícil esta para quem adora ler ! Mas considerarei os lidos este ano, dentre eles o melhor foi o Mundo de Sofia do Jostein Gaarder.

     Se tivesse a oportunidade de reescrever o final de um livro, qual seria e como seria esse fim?
R: Sinceramente eu não pensei nisso nunca ! Mas em uns dois ou três eu detalharia mais o final , de alguma maneira. Seria o Atemporal do meu amigo Rodrigo Mendes (se eu descrever o final ele me mata!!!) e o livro citado acima.

     Qual seu maior desejo como leitor(a)?
R: O desejo de todo leitor : ter a maior  biblioteca com todos os livros que quisesse (risos). Mas , falando sério, através das minhas leituras e amizades espero incentivar outras pessoas a descobrirem que ler é uma aventura incrível!

     Já comprou algum livro pela capa e depois se arrependeu?
R: Não. Já comprei livro pelo título, mas eu gostei dele ! Já comprei livro de gênero literário que não apreciava muito, por causa da simpatia do autor, mas eu me apaixonei pelo livro , no caso o Atemporal!

                     O que você acha do mercado literário nacional?
R: O mercado literário nacional está ganhando novos adeptos depois da explosão literária de livros comumente chamados “modinhas”. Para quem pode visitar a 24ª Bienal SP este ano percebeu um ENORME contingente juvenil alvoroçado pelos livros “da moda”. Isso até certo ponto é bom. Mas infelizmente muitos pararão de ler quando o gênero literário por eles preferido mudar. Felizes aqueles que aproveitam essa “onda” e fazem da leitura um hábito para seu crescimento como ser humano. Do ponto de vista dos autores nacionais, “tiro o chapéu” para eles. São verdadeiros guerreiros, que lutam para competir com livros estrangeiros de qualidade muitas vezes inferior.

                     Você já se imaginou sendo personagem de uma história? Se Sim como foi?
R: Não . Mas sempre procuro me identificar com personagens que tem os mesmo questionamentos que eu, por isso prefiro livros de autoajuda, filosóficos, que tratam das mazelas humanas, das lutas de classes, históricos e outros gêneros pertinentes.

                     O que você acha das adaptações dos livros para cinema? O que precisaria ser melhorado?
R: Sinceramente? Não gosto da maioria dos filmes que se basearam nos livros por um simples motivo : os livros são completos, estimulam minha imaginação, me dão emoções mais verdadeiras. Embora alguns estilos e assuntos , principalmente história e ficção possam ser mais facilmente compreendido pela “telona”. Portanto, a maior parte de filmes desse tipo eu não assisti. E para finalizar com um exemplo recente: quando comprei o A culpa é das Estrelas, o filme estava em cartaz nos cinemas. Não quis assistir. Amigas assistiram e depois leram o livro ou vice-versa. Todas disseram que o livro foi melhor. Acredito nelas (risos)!!!



Perguntas Natalinas
1.     Sempre queremos pedir algo ao papai Noel, você já sabe o que pedir ao bom velhinho?

R: (risos) LIVROS!

2.     Qual livro te faz refletir sobre essa época?

R: O Futuro da Humanidade – A. Cury

3.     Quais são os seus planos literários para esse natal?
R: Presenteei alguns amigos com livros. Presenteei a mim mesma com livros, os muitos livros que comprei na Black Friday! E com certeza farei uma lista com números da sorte para meus livros não perderem mais a vez, já que “furei a fila” o ano todo!


Rapidinhas:
  • Um sonho literário... participar de projetos de incentivo a leitura.
  • Se sua vida fosse um livro seria... um romance filosófico de autoajuda.
  • Ler é... viajar para dentro e para fora de nós e dos outros!
  • Livro que indico... Atemporal – Rodrigo Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário