15 de jan. de 2016

Resenha Dupla - Eleanor e Park / De volta à Cabana

Olá leitores! Tudo bem com vocês? Dei uma sumida aqui do blog, porque vocês sabem né? Final de ano, parentes, visitas, começo de ano, mais visitas ainda rsrsrs mas hoje, finalmente, arrumei um tempinho para por em dia as resenhas de dois livros maravilhosas que li nesses dias em que fiquei ausente. Vamos lá?

Sinopse: "Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."


A história começa com Eleanor se mudando para a cidade nova, voltando a morar com sua mãe. Em seu primeiro dia no colégio novo, todos começam a tirar sarro dela. No ônibus, ninguém dá lugar para ela sentar. Até que Eleanor encontra um lugar sobrando ao lado de Park e senta a seu lado. Park, também acha Eleanor pra lá de estranha, mas acaba não reclamando.
A partir daí, os dois pegam ônibus juntos todos os dias, porém nunca se falam. Park está sempre com seu fone de ouvido e lendo seus gibis, enquanto Eleanor está sempre lendo os gibis dele com o canto dos olhos. Park, que logo se dá conta da situação, passa a ler seus gibis devagar, para a garota o acompanhar. Park passa a emprestar seus gibis a ela, deixando todo dia uma pilha em seu lugar. Eleanor lê todos eles de noite e os devolve satisfeita no dia seguinte. Até que certo dia, Park resolve puxar assunto e outra coisa que eles tem em comum vem a tona: a música. A partir daí a relação dos dois vai crescendo cada vez mais, passando de completos estranhos a namorados.
Apesar de toda fofura, o livro tem uma forte carga de drama e trata de assuntos pesados, como a importância dos padrões de beleza da sociedade, bullying, problemas familiares, sexualidade e corações partidos. Eleanor enfrenta vários problemas em casa. Seu padastro bate em sua mãe, que é totalmente submissa a ele. Além disso, ela tem três irmãos mais novos e a condição de vida deles é precária, passando por vários perrengues, como falta de roupa, comida, etc. Sem contar tudo que a mesma enfrenta no colégio, com os alunos tirando sarro dela por ser tão diferente, humilhando-a constantemente. Até Park, às vezes fica constrangido com essa situação. Eleanor é uma personagem perturbada e insegura, que passa por vários conflitos internos e externos, mesmo sendo uma pessoa forte e de personalidade.
Eleanor e Park é um livro muitooo apaixonante, a história é narrada entre os pontos de vista de Eleanor e Park. A narrativa da Rainbow Rowell é bem simples e direta, o que faz a história fluir bem rápido. É um livro muito bonito e tocante, que te deixa fissurado, sem conseguir fecha-lo até de fato a história acabar. Bom, pelo menos comigo foi assim!

Uma única coisa não me agradou nesse livro: o desfecho. Infelizmente não foi como eu imaginava que iria terminar, por isso acho que o autor deveria fazer uma continuação, SÉRIO! EU PRECISO DE UMA CONTINUAÇÃO!

Sinopse: Ainda criança, William P. Young, autor de “A cabana”, conheceu o abandono, a dor e o abuso. Buscou na religião um porto seguro, mas nunca se sentiu totalmente protegido. Assim como Mack, personagem principal de seu romance, ele estava perdido, questionando seus valores, sua fé e o próprio sentido de sua vida. Ao escrever “A cabana”, Young quis expressar sua dor e apresentar uma nova maneira de enxergar Deus e suas leis incompreensíveis. Por meio da trajetória de Mack, ele nos mostrou os caminhos do perdão, da cura e da reconciliação com o divino e consigo mesmo. Agora, em “De volta à cabana”, vamos descobrir o que está por trás desses caminhos – ou seja, os conceitos que Young encontrou na teologia e na filosofia para criar sua história. Em parceria com o próprio Young, C. Baxter aprofunda o estudo sobre a Santíssima Trindade e fala sobre a natureza do amor de Deus, demonstrando de que forma ele se manifesta em nossa vida. Citando passagens bíblicas e parábolas inspiradoras, este livro nos ajuda a entender o papel da religião no mundo de hoje, o comportamento humano frente à dor e a nossa capacidade de regeneração – seja diante das grandes tragédias ou das pequenas desilusões que se acumulam no dia a dia.

Para deixar bem claro, o livro De Volta à Cabana, não é continuação de A Cabana (livro que já li faz algum tempo, mas arrisco dizer que foi um dos minhas leituras preferidas *-*).
Este livro foi feito para quem quer entender melhor a mensagem transmitida em A Cabana, eu mesmo deixei várias coisas “passarem” durante a leitura, mas com esse livro pensei várias vezes “Ahhh, por isso. Agora eu entendi!” Hahaha
Ele trata basicamente das referências bíblicas utilizadas em A Cabana. Explicando a trindade e o amor de Deus e sua ligação com o Jesus e o Espírito Santo.
Não se trata de uma história, mas sim de explicações teológicas que fundamentam A Cabana, o que muitas vezes torna a leitura um pouco difícil e maçante, por trazer muitos conceitos.
Não é do mesmo autor de A Cabana, mas os autores são amigos. C. Baxter é um teólogo qualificado, portando não é nenhum espertinho tentando pegar carona em um livro de sucesso rsrs.
Antes de explicar todas as referências de A Cabana, Baxter fala um pouco sobre o autor desse maravilhoso livro, William P. Young, a história por trás da história. O que nos faz ver que na verdade, a história é mais real do que se possa imaginar. E trás ensinamentos tão profundos que precisamos de auxílio para compreender.

Bom, é isso galera.
Espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima <3


22 comentários:

  1. Nossaa... em algum post atrás eu estava falando justamente desse livro, li acho mais ou menos um ano atrás e também fiquei meio em dúvida se o final seria uma ponte para outro livro ou não, quanto ao De volta a cabana ainda não li mas pretendo ler um livro assim desse gênero...

    ResponderExcluir
  2. Bia, gostei muito da proposta em resenha dupla. Bom, Eleano & park me interessa há algum tempo por conta da fofura e da autora, mas o que me agradou ainda mais foi o envolvimento com os gibis e a música entre os personagens. Enquanto De Volta À Cabana não despertou tanto o meu interesse devido a não-leitura do livro anterior, mas adorei as referências.

    ResponderExcluir
  3. Olá. dentre esses dois livros Eleanor & Park me interessa muito, estou louca para ler esse livro, mas De volta a cabana já não me interessa muito, porque li A cabana e não gostei nadinha :/

    ResponderExcluir
  4. Eleanor & Park parece ser uma história muito fofa e linda, com um casal apaixonante :3 Narrativa direta me agrada muito , outro ponto forte para querer ler. É muito bom saber que vc leu e gostou de A Cabana e De Volta à Cabana, estava meio receoso pra ler, mas agr estou interessado. Adorei a resenha dupla. Abs
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia. Tudo bom? Eleano & park é o livro que menos desejo da Rainbow Rowell, mas mesmo assim o desejo muito. Bom, o livro tem uma fofura imensa e gosto muito da música como união dos personagens. Mas, o que me chamou a atenção mesmo foi o fato do drama e assuntos densos na história.
    Bem, De Volta à Cabana não me chamou a atenção, para quem leu e gostou do livro creio que resolverá bastante questionamentos.
    ➸ Participe do nosso Top Comentarista ❤! | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Elenor & Park, com certeza, é um dos livros que mais quero ler esse ano, já li tanta resenha dele que já estou apaixonada, haha. E sempre tive curiosidade para ler A cabana e De volta a cabana, mas sempre acabo deixando pra lá, preciso tomar vergonha na cara e ler logo, haha.
    Adorei as resenhas!
    Beijos, Mundo de leitora

    ResponderExcluir
  7. Sempre imaginei que Eleanor e Park fosse um romance bobinho e clichê mas minha visão mudou completamente e agora acho que deve ser uma leitura que vale a pena.
    Eu li A Cabana me arrastando só pra não abandonar a leitura, para mim foi um livro muito chato, acho que o fato de eu não ser religiosa contribuiu para isso, mas para quem gostou do livro acho que deve ser uma leitura interessante.

    ResponderExcluir
  8. De Volta a Cabana é um livro muito bom e tem que ser lido por quem leu A Cabana. Elucida muitas passagens do livro e reforça o entendimento. Outro livro do autor que é interessante chama-se Travessia. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia, o livro Elenor & Park não me chamou muito a atenção mas a Cabana eu já li e é um dos meus livros favoritos e guardo ele com muito carinho na minha estante e sua resenha está maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Este primeiro livro resenhado, eu já li resenhas dele, mas até hoje eu não consigo ter um interesse, sabe? Mesmo que trate de um assunto importante e que todos deveriam ter conhecimento, o drama mesmo me deixa receosa, sabe? Já o segundo livro resenhado eu nunca li o "A cabana", talvez seja pela falta de oportunidade... Mas quem sabe um dia eu não leio?
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não conhecia o primeiro livro resenhado, adorei. Li poucos livros que tratam desse assunto, mas esse me chamou bastante atenção. Já inclui na lista de livros que preciso comprar hahaha. Já o segundo livro resenhado, eu já tinha lido outras resenhas e eu não consigo sentir interesse em lê-lo, apesar de já ter lido "A Cabana" e ter gostado. Adorei a resenha dupla.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Elenor & Park já era um livro que eu conhecia e já queria comprá-lo, parece ser um romance fofo e que com certeza eu iria amar, parece uma leitura que vale a pena de se ter.
    Nunca li "A cabana" mesmo sempre ter vontade, não sabia que tinha esse segundo volume, adorei saber!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia!
    Ainda não li nenhum dos dois livros, em todas as resenhas que li as pessoas comentaram a mesma coisa que você que o desfecho não foi tão bom e que o livro deveria ter continuação.
    Tenho super vontade de ler A cabana, não sabia que o segundo livro era para entender melhor a mensagem transmitida no primeiro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia, to com muita vontade de ler Eleanor & Park, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Já conhecia os dois livros, o primeiro me interesso muito, além de ser um gênero que eu amo, aborda um tema muito interessante, que faz com que o leitor se envolve pela leitura, além de mexer com nosso emocional, agora o segundo ainda não tive interesse de leitura, quem sabe mais para frente não resolvo ler.

    ResponderExcluir
  17. Eleanor & Park foi uma baita decepção pra mim. Porque fui ler depois de dezenas de resenhas de matar de curiosidade e cheguei lá: nada.
    Até gostei da trama e de como foi contada, dava vontade de ir continuando pra saber o que acontece. Mas esse final estragou tudo. Fiquei sentindo que li, li e não li nada. Mas...
    Já o de De volta à Cabana não é um tipo de livro que leio. Vi muito desse primeiro e do sucesso dele, até achei legal mas é só de resenha mesmo. Não despertou vontade de ler =/
    E esse apesar de não ser continuação, ainda assim parece uma e não deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Já ouvir falar dos livros da Rainbow Rowell e lendo a resenha de Eleanor & Park fiquei com muita vontade de ler, achei a historia linda e muito tocante e tenho o primeiro livro de Cabana mais ainda não li e lendo a resenha de De volta à Cabana fiquei com muito vontade de ler o primeiro livro !!

    ResponderExcluir
  19. Eleanor & Park nunca ouvi falar, mas vou deixar anotado aqui.
    Agora o De volta à Cabana gostei muito quando li, porque já havia me emocionado no A Cabana , ai depois consegui entender mais sobre, porque pra mim ficaram algumas dúvidas no ar, e isto tornou um dos meus livros favoritos.

    ResponderExcluir
  20. Elanor & Park está na minha lista de desejados a muito tempo, acho que desde que lançou rsrsrs, mas não sabia que tratava de bullying. Ainda não li A Cabana, mas pretendo ler.

    Adorei as resenhas.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eleanor e Park parece partir de uma sinopse simples,abordando problemas do cotidiano de forma envolvente,gostaria de ler.
    Já li A Cabana e fiquei decepcionada,pensava que o De Volta para a Cabana era continuação dele,mesmo assim é um livro que não tenho interesse em me aprofundar.

    ResponderExcluir
  22. suspiros para Eleanor e Park, parece ser tãão fofo que da vontade de abraças os dois, bem o outro livro não me agrada a historia pra mi é irrelevante.

    ResponderExcluir